Pesquisar:

terça-feira, 3 de maio de 2011

[Notícia da Semana]

Aniversário de morte de Paulo Freire

02/05/2011 - Redação

Hoje, dia 2 de maio, faz 14 anos anos que o educador Paulo Freire (1921-1997) morreu em decorrência de um infarto agudo do miocárdio. O coração de imensa amorosidade do homem que se dedicou aos "esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo, com eles lutam" cessou de bater aos 75 anos. A morte de Paulo Freire foi lamentada em todo o mundo, mas o seu legado permanece vivo por meio dos livros, dos vídeos, das memórias e, sobretudo, das pessoas que dão continuidade à educação libertadora iniciada por ele.

paulo_freire_p.jpgSegundo o presidente do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, Paulo Freire continua sendo a grande referência de uma educação como prática da liberdade."A existência de Paulo permitiu-nos compreender o significado da honestidade, da decência, da criatividade e da luta. Sua morte ensinou-nos tantas coisas que é impossível condensar em uma única frase. Ainda que Paulo não tenha prolongado mais seu tempo conosco, nós o relembraremos sempre e seremos sempre gratos pela sua vida, seu trabalho e pela inspiração que eles representam", Gadotti.

O Instituto Paulo Freire (IPF) foi criado por sugestão do próprio Paulo Freire no dia 12 de abril de 1991, após uma conferência na Universidade da Califórnia, Los Angeles. Durante uma conversa com Moacir Gadotti e Carlos Alberto Torres, ele manifestou o desejo encontrar uma forma de reunir pessoas e instituições do mundo todo que, movidas pela mesma utopia de uma educação como prática da liberdade, pudessem refletir, trocar experiências, desenvolver práticas pedagógicas nas diferentes áreas do conhecimento que contribuíssem para a construção de um mundo com mais justiça social e solidariedade. Assim surgiu o IPF. "Hoje, Paulo Freire já não está entre nós, ou melhor, está em todos os nós da rede que teceu. O IPF tem buscado manter viva a sua luta", Gadotti.

Fonte: http://www.paulofreire.org/Noticias/NoticiaAniversarioDeMorteDePauloFreire

Um comentário:

  1. Muito boa matéria. É sempre bom relembrar pessoas influentes que passaram por este mundo.

    ResponderExcluir