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terça-feira, 17 de maio de 2011

[ARTIGO] Manifesto dos Pioneiros - Um Manifesto a Educação

Por: Daniel A. Dos Santos

O que seria de um pais sem educação? De que adiantaria altos investimentos em diversos setores economicos de um pais se nao tiverssemos profissonais capacitados para ocupar cargos nesses setores? Como vemos, a educação, nao so no ambito economico, e de suma importancia para o crescimento de um pais mas infelizmente no Brasil esse assunto nao foi muito levado a serio. Ano apos ano o que se nota e um problema sempre “levado com a barriga” onde apenas medidas paliativas sao tomadas.

A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que "educação" é "um direito para todos, um dever do Estado e da família, e está a ser promovida com a colaboração da sociedade, com o objetivo de desenvolver plenamente o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação nos trabalhos com vista ao bem-estar comum. Alem disso, prover para que isso venha ser cumprido, como em construcao de escolas, compra de materiais, reciclagem de professores e adequamento de salarios. Segundo o Relatório de Monitoramento de Educação para Todos de 2010, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a qualidade da educação no Brasil é baixa, principalmente no ensino básico.

O relatório da Unesco aponta que, apesar da melhora apresentada entre 1999 e 2007, o índice de repetência no ensino fundamental brasileiro (18,7%) é o mais elevado na América Latina e fica expressivamente acima da média mundial (2,9%). O alto índice de abandono nos primeiros anos de educação também alimenta a fragilidade do sistema educacional do Brasil. Cerca de 13,8% dos brasileiros largam os estudos já no primeiro ano no ensino básico. Neste quesito, o País só fica à frente da Nicarágua (26,2%) na América Latina e, mais uma vez, bem acima da média mundial (2,2%).

Ainda segundo dados do PNAD, em 2007, a taxa de literacia brasileira foi de 90% da população, o que representa 14,1 milhões de analfabetos no país, já o analfabetismo funcional atingiu 21,6% da população. O analfabetismo é mais elevado no Nordeste, onde 19,9% da população é analfabeta. Ainda segundo o PNAD, o percentual de pessoas na escola, em 2007, foi de 97% na faixa etária de 6 a 14 anos e de 82,1% entre pessoas de 15 a 17 anos enquanto o tempo médio total de estudo entre os que têm mais de 10 anos foi, em média, de 6,9 anos.

Apesar disso tudo o espirito de mudanca na educaçao nunca se extingou, a essa notoria falta de compromisso com a educação surgiu a tempos atras um Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova a qual explicitava diversos parametros e pricipios que posteriormente foram tomados como base para a LDB do Brasil. Um dos diversos principios é uma acessibilidade maior a todos os cidadãos e com um ensino de qualidade que essencial para formação de um individuo.

Poderíamos citar diversas fórmulas de realizarmos uma mudança no sistema de ensino brasileiro, mas somente funcionará, se olharmos para educação como um processo contínuo e duradouro. A começar por mudanças de pensamento ou mesmo de atitude e não satisfeitas com meros “arranjos”. Assim como esse Manifesto podemos tomar e cobrar ações que visem uma educação que dar “ao povo a consciência de si mesmo e de seus destinos e a força para afirmar-se e realizá-los, entretém, cultiva e perpetua a identidade da consciência nacional, na sua comunhão íntima com a consciência humana.”


Dados:

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,qualidade-da-educacao-no-brasil-ainda-e-baixa-aponta-unesco,498175,0.shtm

PNAD 2007

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