Pesquisar:

quinta-feira, 7 de abril de 2011

[RESUMO] Sociedades Primitivas e seu Desenvolvimento

Por: Daniel Augusto

Podemos dividir a sociedade primitiva em duas sociedades distintas: nas sociedades nômades e nas sociedades agrícolas. As nômades compreende numa sociedade que não apresentava um local fixo de moradia, ao invés disso, deslocavam-se nos mais diversos locais em busca de caça, coleta de vegetais ou pastos. Em sua necessidade continua de viverem se deslocando desenvolveram objetos de rápida fabricação e fáceis de transportar e os bens com uma maior durabilidade eram obtidos com outros grupos. Tudo era baseado na coletividade, o trabalho era dividido, os alimentos e utensílios pertenciam ao grupo. O conhecimento adquirido na vida pelos mais velhos eram transmitidos para os mais novos através de historias e não apresentavam instituições para a transmissão do conhecimento. Convivendo com a caça, a coleta de alimentos essa sociedade foi aprendendo o controle biológico para domesticação de animais e para o plantio de vegetais e puderam assim se fixarem num local e deixaram de serem nômades para se tornarem uma sociedade agrícola fixa. Com o tempo a sociedade viu a necessidade de acumularem bem mais conhecimento do que apenas os de plantar ou criar animais, teriam que aprender sobre estações chuvosas para terem um melhor plantio, ou mesmo, construírem moradias melhores já que não precisariam viver se deslocando. Assim surgem as vilas e cidades e com o aumento da população começa aparecer a necessidade de trabalhos cada vez mais específicos e para isso ocorrer nascem as instituições para ensinarem os mais diversos ofícios. Assim podemos notar que o desenvolvimento de uma sociedade estar ligada diretamente ao surgimento de educação.

5 comentários:

  1. Como os anteriores é um bom resumo. Pecou apenas por demorar um tempo pra postar, mas o importante é que conseguiu compreender bem o sentido do texto. Dica: cuidado com o excesso de "Assim" que ocorreu nas últimas linhas.Fora isso tá beleza.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do resumo, só achei que ficou faltando a parte da sociedade capitalista e industrial.
    Achei interessante a ênfase dada à questão da educação nessas sociedades, permitindo-nos perceber como aconteceu a evolução da educação, assim como ver que ela está relacionada com os aspectos sociais e políticos.

    ResponderExcluir
  3. Bom resumo, e como disseram, necessita apenas explicar sobre a sociedade capitalista e melhorar o uso do português. Explicou bem o curso evolutivo das sociedades nômade e agrícola.

    ResponderExcluir
  4. Acho que os comentários anteriores já explicitaram os problemas e acertos do resumo...=)

    ResponderExcluir
  5. Daniel gostei do seu texto. É bem verdade que você não abordou a sociedade industrial ou capitalista, mas deu um enfoque legal para a educação nas duas sociedades. No mais, senti sua falta comentando os resumos dos colegas...

    ResponderExcluir