Pesquisar:

quarta-feira, 6 de abril de 2011

[RESUMO] Surgimento e Evolução das Sociedades

Por Alex Barbosa:

Os seres humanos desenvolveram varias estratégias de sobrevivencia e as sociedades surgiram a partir da união para um melhor sucesso nessa sobrevivencia. Na sociedade nômade, baseada em um sistema onde não havia moradia fixa, pois as condições ficavam excassas após um periodo extensivo de estadia no local, o conhecimento era transmitido de forma pratica e não haviam formas eficazes para armazenar e repassar o conhecimento em forma teorica, e o conhecimento no campo de utensilios era bastante limitado.
A observação do ambiente e das condições da natureza leva a humanidade a criar um novo tipo de sociedade, a sociedade agricola. Nesta, o homem desenvolve o cultivo de plantas e criação de animais, permitindo assim sua fixação. Quando varios grupos fixam moradia proximos uns aos outros, começam a surgir vilas, e quando estas crescem e seus limites se fundem, surgem cidades. É também aqui que tecnicas de registro mais elaboradas aparecem, tornando possivel o aprendizado sem a necessidade da pratica intensiva em grupos, e instituições surgem para disseminar esses conhecimentos.
A novas tecnicas da sociedade agricola acarretam novas necessidades. Os homens agora buscam um local dentro dos limites da civilização para sobreviver. Precisam de moradia, bens duraveis para desenvolvimento de atividades, conhecimento. Muitos tendem a se especializar em uma atividade, criando assim uma interdependencia dentro da sociedade, e isso leva o homem a querer manter posses, pois assim diminui sua dependencia. Surgem o comércio, a moeda, a produção de excedentes, o lucro, a sociedade capitalista. As tecnologias avançam em ritmo acelerado, novas ciencias aparecem rapidamente e formas de trabalho são questionadas, culminando em revoluções industriais e ao estabelecimento de novos padrões de educação, desenvolvimento de novas formas de comunicação e transporte, novas ideologias.

5 comentários:

  1. Muito bom. Gostaria de comentar a parte em que o Alex fala da especialização do trabalho do homem, foi a partir daí que ocorreu a consolidação de uma sociedade interdependente, onde cada profissão tem importância para a manutenção dela como um todo.Muito semelhante à divisão do trabalho, mas que foi peculiar da revolução industrial.

    ResponderExcluir
  2. Consolidação de tecnicas novas com certeza é um fator primordial para novas necessidades e mudanças de sociedade. Um grande destaque é que a partir de novas técnicas e criação de novas áreas mais específicas e menos generalistas é que o trabalho foi alçando rumos diferentes. Creio eu que foi a partir daí que o trabalho começou a ser dividido.

    ResponderExcluir
  3. Achei interressante a frase utilisada "A novas tecnicas da sociedade agricola acarretam novas necessidades." isso mostra como a sociedade vai estar precisando de algo mais para se desenvolver, ou seja, sempre vai haver necessidades para se crescer pois é algo diretamente proporcional.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todos vocês. Futuramente, vao existir novas necessidades, e a nossa sociedade capitalista sofrerá novas transformações e a educação terá que se adequar à nova realidade.

    ResponderExcluir
  5. O texto está muito bom Alex. Gostei da forma como você apresentou a evolução das sociedades desde da nômade até a industrial, passando pela agricola. Quero parabenizar o grupo pelo nível dos textos, se não estou enganada vocês são os veteranos da turma e gostaria muito de ver os calouros chegarem ao mesmo patamar...

    ResponderExcluir