Pesquisar:

segunda-feira, 4 de abril de 2011

[RESUMO] Sociedades Nômades, Agrícolas e Capitalistas

Por Rhudson Henrique:

O ser humano é um animal racional que compartilha características com outros primatas, como a capacidade de usar objetos encontrados ao redor como instrumentos e a convivência em grupo. A partir da vida em grupo surgem as sociedades, para a própria sobrevivência. Inicialmente sem moradia fixa, deslocando-se de acordo com a caça, coleta ou cuidado de rebanho, tem-se a sociedade nômade. O conhecimento nesta é passado na própria convivência. Com a capacidade de conhecer o ambiente ao seu redor surgem as sociedades agrícolas, com criações de vilas e, posteriormente, cidades. O trabalho se divide e grupos administrativos são criados para concentrar o poder. O conhecimento é passado às gerações por atividades e registros de escrita. A partir dessas sociedades o ambiente começa a ser modificado. Com o incremento dos métodos e instrumentos de trabalho a produção aumenta, o que gera novas necessidades, luta por território e propriedade privada. Isso separa os trabalhadores da terra e surgem os trabalhadores livres, desenvolvimento do comércio, moedas, fábricas e a ciência, que torna o modo de acumulação de informações diferenciado das outras sociedades, agora através da pesquisa. Assim surge o capitalismo, onde de um lado temos o homem livre e do outro os burgueses. O desenvolvimento de fábricas leva ao desenvolvimento dos sistemas de transporte. Aqui a máquina impõe o ritmo de trabalho, e o estado assume o papel de regulador econômico e de classes. Nesse tipo de organização a maioria da população é utilizada para gerar lucro para uma minoria, causando exclusão populacional.

4 comentários:

  1. Muito bem elaborado o resumo, acho que está bem completo e em poucas palavras conseguiu fazer um apanhado geral do conteúdo abordado. É muito interessante podermos ver como ocorreu a evolução da sociedade em que vivemos, analisando suas causas e consequências como são mostradas nos textos em que lemos.Hoje, podemos perceber que será muito difícil grandes mudanças nesta sociedade, já que, como foi dito, poucas pessoas são detentoras do capital e sempre visam obter mais lucros, enquanto uma minoria tem q trabalhar para esta minoria.

    ResponderExcluir
  2. Resumo muito bem escrito, permitindo-nos ter uma visão geral de como foi o processo que levou a nossa sociedade a ter a configuração que se observa atualmente. O texto começa falando da racionalidade do ser humano e como ele utilizou seu cérebro de arquitetura complexa para transformar a forma de sua organização. Isso mostra a diferença entre a nossa sociedade e a dos outros animais, mas não podemos esquecer que essa evolução da sociedade agrícola para a capitalista refletiu em sérios problemas para a natureza, o que não acontece com as sociedades dos outros animais.

    ResponderExcluir
  3. Sucinto e completo. Obedeceu muito bem o limite das 250 palavras, conseguindo nestas expressar toda a idéia do curso que a humanidade percorreu enquanto sociedade. Também cita o rumo que a sociedade tomou e mostra os aspectos ainda persistentes.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu texto Rhudson, em alguns momentos senti falta de uma conexão entre as frases, todavia, sei que a culpa foi minha por limitar o número de palavras.

    OBS. Preciso saber quem é LEO, na turma tem dois alunos com o nome Leonardo...

    ResponderExcluir