Pesquisar:

quarta-feira, 20 de abril de 2011

[IMAGEM] Imagem da Semana (18/04/2011 - 22/04/2011)= Retorno às atividades educativas em Escola do Rio de Janeiro após tragédia


"Pais enfrentam a dura tarefa de incentivar os filhos à volta à escola Tasso da Silveira, em Realengo (RJ), alvo da ação de um louco há 15 dias" - Pedro Dantas (Agência Estado in Tribuna do Norte On-Line)

Publicado dia 20 de Abril de 2011

sexta-feira, 15 de abril de 2011

[IMAGEM] Imagem da Semana (11/04/2011 - 15/04/2011) = Educação Grega

Ao longo da história a educação sofreu diverssas modificações, na Grécia Classica como podemos considerar ser o berço da pedagogia, também foi onde apareceu as primeiras escolas. Antes a educação ficava a cargo das familias.
A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. A transmissão da cultura grega se dava também, através das inúmeras atividades coletivas (festivais, banquetes, reuniões). A escola ainda permanecia elitizada, atendendo aos jovens de famílias tradicionais da antiga nobreza ou dos comerciantes enriquecidos. O ensino das letras e dos cálculos demorou um pouco mais para se difundir, já que nas escolas a formação era mais esportiva que intelectual.

Autora: Tyna Tapira

quinta-feira, 7 de abril de 2011

[IMAGEM] Imagem da Semana (04/04/2011 - 08/04/2011)= Educação Medieval

Composta por uma sociedade feudal e agrária, o ensino medieval era destinado aos religiosos e alguns nobres, sendo a maioria da população analfabeta e não recebendo nenhum tipo de instrução a não ser religiosa. Mulheres e crianças não possuiam os mesmos direitos que os homens, refletindo em uma educação de caráter conservador e opositivo a educação grega (liberal) e romana (prática).

Autora: Liliane Sousa (SP)

[RESUMO] Sociedades Primitivas e seu Desenvolvimento

Por: Daniel Augusto

Podemos dividir a sociedade primitiva em duas sociedades distintas: nas sociedades nômades e nas sociedades agrícolas. As nômades compreende numa sociedade que não apresentava um local fixo de moradia, ao invés disso, deslocavam-se nos mais diversos locais em busca de caça, coleta de vegetais ou pastos. Em sua necessidade continua de viverem se deslocando desenvolveram objetos de rápida fabricação e fáceis de transportar e os bens com uma maior durabilidade eram obtidos com outros grupos. Tudo era baseado na coletividade, o trabalho era dividido, os alimentos e utensílios pertenciam ao grupo. O conhecimento adquirido na vida pelos mais velhos eram transmitidos para os mais novos através de historias e não apresentavam instituições para a transmissão do conhecimento. Convivendo com a caça, a coleta de alimentos essa sociedade foi aprendendo o controle biológico para domesticação de animais e para o plantio de vegetais e puderam assim se fixarem num local e deixaram de serem nômades para se tornarem uma sociedade agrícola fixa. Com o tempo a sociedade viu a necessidade de acumularem bem mais conhecimento do que apenas os de plantar ou criar animais, teriam que aprender sobre estações chuvosas para terem um melhor plantio, ou mesmo, construírem moradias melhores já que não precisariam viver se deslocando. Assim surgem as vilas e cidades e com o aumento da população começa aparecer a necessidade de trabalhos cada vez mais específicos e para isso ocorrer nascem as instituições para ensinarem os mais diversos ofícios. Assim podemos notar que o desenvolvimento de uma sociedade estar ligada diretamente ao surgimento de educação.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

[RESUMO] Surgimento e Evolução das Sociedades

Por Alex Barbosa:

Os seres humanos desenvolveram varias estratégias de sobrevivencia e as sociedades surgiram a partir da união para um melhor sucesso nessa sobrevivencia. Na sociedade nômade, baseada em um sistema onde não havia moradia fixa, pois as condições ficavam excassas após um periodo extensivo de estadia no local, o conhecimento era transmitido de forma pratica e não haviam formas eficazes para armazenar e repassar o conhecimento em forma teorica, e o conhecimento no campo de utensilios era bastante limitado.
A observação do ambiente e das condições da natureza leva a humanidade a criar um novo tipo de sociedade, a sociedade agricola. Nesta, o homem desenvolve o cultivo de plantas e criação de animais, permitindo assim sua fixação. Quando varios grupos fixam moradia proximos uns aos outros, começam a surgir vilas, e quando estas crescem e seus limites se fundem, surgem cidades. É também aqui que tecnicas de registro mais elaboradas aparecem, tornando possivel o aprendizado sem a necessidade da pratica intensiva em grupos, e instituições surgem para disseminar esses conhecimentos.
A novas tecnicas da sociedade agricola acarretam novas necessidades. Os homens agora buscam um local dentro dos limites da civilização para sobreviver. Precisam de moradia, bens duraveis para desenvolvimento de atividades, conhecimento. Muitos tendem a se especializar em uma atividade, criando assim uma interdependencia dentro da sociedade, e isso leva o homem a querer manter posses, pois assim diminui sua dependencia. Surgem o comércio, a moeda, a produção de excedentes, o lucro, a sociedade capitalista. As tecnologias avançam em ritmo acelerado, novas ciencias aparecem rapidamente e formas de trabalho são questionadas, culminando em revoluções industriais e ao estabelecimento de novos padrões de educação, desenvolvimento de novas formas de comunicação e transporte, novas ideologias.

terça-feira, 5 de abril de 2011

[RESUMO] A sociedade e sua evolução

Por Mário Branco:

Os modos de organização social criados pelo homem surgiram da necessidade de sua adaptação ao ambiente e da perpetuação e sobrevivência de sua família. Sendo assim, o aprendizado tornou-se a forma majoritária de interação com o mundo. A forma de garantir essa sobrevivência está intrinsecamente relacionada ao desenvolvimento de instrumentos materiais e simbólicos que terão possibilidade de serem repassados às gerações futuras, havendo também relações de poder e divisão de trabalho dentro destas sociedades.

A sociedade nômade , sendo reconhecida como mais primitiva, tem como característica o intenso deslocamento da população, a qual está sempre à procura de regiões em que haja alimento em abundância. Existe o uso de instrumentos de caráter efêmero e os bens são divididos igualmente entre todos, não há propriedade privada.

Com o acúmulo de conhecimentos e descoberta de ambientes favoráveis, o homem passa a se especializar em certas atividades. Eis que surge a sociedade agrícola, onde ocorrem agrupamentos permanentes e surgimento de instituições para a passagem de conhecimentos. A necessidade da criação de bens duráveis torna-se evidente, além do surgimento de novas divisões do trabalho, agora também voltadas para a administração, devido ao constante crescimento da sociedade em um ponto fixo.

Neste contexto de crescimento e especialização da sociedade surgiram as posses, com elas começam a surgir aspectos como geração de excedentes, comércio e lucros. A partir deste momento surge a relação entre detentor de bens versus proletariado. O intenso desenvolvimento na ciência e tecnologia, contemporâneo ao renascimento, alavancou a revolução industrial e consequentemente a fixação definitiva do capitalismo, onde a contradição, entre melhora de condições de vida e exclusão social de grande maioria da população, estará regendo este tipo de sociedade.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

[RESUMO] Sociedade: da sua formação aos dias de hoje

Por Leonardo Rafael:

Os conceitos de natureza e cultura são utilizamos diariamente e estão intimamente relacionados. A cultura, fruto da atividade humana, faz parte da natureza, alterando as relações naturais.
O ser humano nasce totalmente dependente dos outros humanos, porém adquire, ao longo da vida, conhecimentos que são aprendidos e que o possibilitam, junto com a interação com o meio, construir suas ações e se adaptar a lugares diversos. O homem consegue utilizar o meio a sua volta para suprir suas necessidades e utilizar instrumentos que aumentem suas habilidades e sentidos, assim como consegue estabelecer um sistema de comunicação complexo para a convivência num grupo.
Existem dois tipos de sociedade, a nômade e a agrícola. A primeira não possui morada fixa; são produzidos utensílios de vida efêmera; o conhecimento e a aprendizagem são adquiridos na vivência da vida sem a criação de instituições de ensino; e o ser humano é visto como parte da natureza. A segunda se estabeleceu em um lugar, produzindo seu próprio sustento e utensílios duráveis; a transmissão do conhecimento é institucionalizada; e o homem é visto como diferente da natureza.
Com a agricultura, foi possível produzir o excedente, ficando a divisão do trabalho mais complexa. A sociedade passou de feudal para capitalista, os servos tornaram-se livres e surgiram os burgueses, visando apenas o lucro. O homem passou a utilizar o conhecimento para a criação da ciência e a tecnologia. No comércio, devido às Revoluções Industriais e Tecnológico-Científica, foram desenvolvidos os transportes, a comunicação e houve uma socialização do conhecimento.
Tudo isso provocou alterações na organização social, a produção cultural passou a ser mercadoria e a educação foi difundida e passou a ser regulada por instituições sociais. Todo esse progresso, todavia, não abrangeu a todos.

[RESUMO] Sociedades Nômades, Agrícolas e Capitalistas

Por Rhudson Henrique:

O ser humano é um animal racional que compartilha características com outros primatas, como a capacidade de usar objetos encontrados ao redor como instrumentos e a convivência em grupo. A partir da vida em grupo surgem as sociedades, para a própria sobrevivência. Inicialmente sem moradia fixa, deslocando-se de acordo com a caça, coleta ou cuidado de rebanho, tem-se a sociedade nômade. O conhecimento nesta é passado na própria convivência. Com a capacidade de conhecer o ambiente ao seu redor surgem as sociedades agrícolas, com criações de vilas e, posteriormente, cidades. O trabalho se divide e grupos administrativos são criados para concentrar o poder. O conhecimento é passado às gerações por atividades e registros de escrita. A partir dessas sociedades o ambiente começa a ser modificado. Com o incremento dos métodos e instrumentos de trabalho a produção aumenta, o que gera novas necessidades, luta por território e propriedade privada. Isso separa os trabalhadores da terra e surgem os trabalhadores livres, desenvolvimento do comércio, moedas, fábricas e a ciência, que torna o modo de acumulação de informações diferenciado das outras sociedades, agora através da pesquisa. Assim surge o capitalismo, onde de um lado temos o homem livre e do outro os burgueses. O desenvolvimento de fábricas leva ao desenvolvimento dos sistemas de transporte. Aqui a máquina impõe o ritmo de trabalho, e o estado assume o papel de regulador econômico e de classes. Nesse tipo de organização a maioria da população é utilizada para gerar lucro para uma minoria, causando exclusão populacional.